Wednesday 20 February 2013

Anti-Eu

Manifesto anti-pessoal
"Pessoas gramaticais são os tipos de pessoas em que são conjugados os verbos."
Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Enquanto esfregava a barriga no banho ocorreu-me que a génese do egocentrismo, individualismo, egoísmo e mais uns tantos ismos do eu está enraizada na ordem da sequência destas pessoas ditas gramaticais. 'Eu' primeiro, os outros no fim. Estas são as prioridades que por tradição nos são passadas sob a jurisdição de uma ladainha. Ficaram assim e subliminarmente moldaram as prioridades do individuo face aos restantes. Os anglo-saxónicos ainda vão mais longe ao escrever a primeira pessoa sempre em maiúscula independentemente da sua posição na frase (God and I are going for a coffee.). Mas isto é outra história...
Proponho pois que se altere a ordem para um dos seguintes modos de tal modo que tal ordem inspire a destituição do “eu” e a filosofia do umbigo próprio.
Assuma-se portanto o valor simbólico desta coisa pondo por exemplo as pessoas nas seguintes ordens:
-Modo próximo: Tu, Ele, Eu, Vós, Eles, Nós: A importância de um receptor é realçada neste modo. Gostamos de viver para alguém em particular
-Modo discreto: Ele, Tu, Eu, Eles, Vós, Nós. A antiga terceira pessoa passa a ser a primeira sugerindo a pouca importância na relação directa entre indivíduos em detrimento de um principio mais amplo adequado a uma postura mais altruísta - "faz o bem sem olhar a quem"
Depois vesti-me, peguei nas crianças e saí para mais um dia de aventuras.


No comments: