Thursday 7 May 2009

[28] Aposta na apoteose / hierarchy



Uau!
Todos ficaram impressionados com o que se deparava à sua frente. Depois de tantos dias enfiados em catacumbas sombrias que se dividiam sempre em duas e habitadas por misteriosos répteis, depararam-se com um cenário digno de Júlio Verne. Era uma extensa alameda preenchida por estranhas árvores plantadas aqui e ali, pendendo formas que seriam os respectivos frutos. Talvez devido às características reflectoras das paredes naquela zona do túnel ou por outro qualquer fenómeno desconhecido, tudo aparecia estranhamente iluminado, como que por uma espécie de luar escondido e difuso.
Catarina e Javier correram para uma daquelas plantas. Dos pendentes frutos arrancaram um.

Somos sempre levados a pensar que o que pende de uma planta é um fruto e na maior parte das vezes assumimos que é para comer. Legado este ainda da velha mas rija teoria criacionista, convencermo-nos de que o mundo com toda a sua imensa quantidade de seres, incluindo até as suas infindáveis profundezas, foi obra desenhada e concebida para deleite de adão, esse auge da criação, figura pálida e arrogante com um pénis no centro do corpo. É no meio que está a virtude e no meio do tudo se sente também esta derradeira criatura quando olha à sua volta, mesmo estrapolando os limites conhecidos pelas instituições do conhecimento vigente. Pois bem, o instinto de agarrar e comer já é antigo e está justificado e estes espécimes da derradeira criação estão à beira de sentir o aroma do tal fruto da tal planta.
"Cheira bem!"
"Pode até cheirar a terra como tudo o que temos vindo a cheirar neste buraco que mesmo assim eu tratarei de preparar qualquer coisa com isto"
Comeram que se fartaram, cairam para o lado como quem chega finalmente ao fim da viajem.
"Meeeestre! É muito bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para moisés e outra para elias." Quem falou nestes estranhos termos foi um elemento da equipa que aqui ainda não foi referido. Sabemos até agora que a equipa dos túneis se compõe pelo cigano, javier, catarina, darrel bubb que está lá atrás a congeminar um plano de reencontro, a manu que assumiu a fuga para a frente há alguns episódios atrás e mais alguém que os acompanha. Não vou, pelo menos para já, anunciar o nome deste indivíduo. Chamemos-lhe apenas o moço das tendas que para já é suficiente.
Enquanto assim falava, surgiu uma nuvem que os envolveu aterrorizando-os. Viram estranhos seres a esvoaçar pelas paredes junto à núvem.

No comments: